quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Instalação com drive remoto no MBA11.6" (MacBook Air)

Um dos principais motivos para o MBA11.6" ser um produto tão leve é o fato de não ter drive óptico para gravação de CDs e DVDs e para instalação de programas. Em um ano de uso do meu MacBook Pro, acho que se gravei uma única vez um DVD foi muito. Além disso, a maioria dos programas - Skype, Messenger, Google Earth, etc - são instalados apenas baixando-os da Internet, sem necessidade do drive. Não é à toa que o Steve Jobs vem enfatizando os MBAs, pois no futuro ninguém mais vai usar drive óptico de leitura de CDs e DVDs.

Já baixei diversos programas e instalei no meu MBA11.6" porém somente ontem fiz o teste da instalação com o drive remoto. Como isso é feito?

Observe na figura que no MBA já vem um ícone do drive remoto. Os passos que fiz foram os seguintes:

0- É preciso que o computador que vai ceder o drive óptico para ser usado como remoto e o seu MBA estejam na mesma rede WiFi;

1- Abri "Preferências do Sistema"do meu iMac, que tem drive óptico;

2- Cliquei em "Compartilhamento" e ativei o "Compartilhamento de CDs ou DVDs";

3- Há um alerta vermelho de que o meu Firewall está ligado. Como quero mantê-lo ligado para proteger o iMac, eu selecionei a caixa que diz "Perguntar-me antes de permitir que outros usuários usem minha unidade de DVD";

4- No MBA selecionei no Finder o ícone de drive remoto;

5- Coloquei o DVD do iWork '09 no drive do iMac. Depois de alguns segundos apareceu no lado direito do Finder, no ícone de drive remoto, o visual de instalação do iWork. A partir daí é só proceder normalmente como se faz em qualquer instalação: cliquei duas vezes sobre o pacote do iWork...etc e a instalação - um pouco mais demorada - foi concluída sem problemas.

PROBLEMAS:

1- Quando abri o BootCamp para instalar o Windows 7 apareceu uma mensagem dizendo que o Windows 7 não pode ser instalado com drive remoto. Tinha que ser a Microsoft estragando a brincadeira!!! Como fazer agora?

Opção 1: comprar um drive óptico para MBA (R$249) apenas para poder instalar o Windows 7;

Opção 2: tentar ir em uma loja tipo A2YOU e pedir para usar um drive ótico deles...nem sei se vão concordar;

Opção 3: tentar descobrir alguém que tenha drive óptico;

2- Quando tentei instalar o Office 2008 for Mac no MBA via drive remoto, mais uma vez problemas. Sempre a Microsoft complicando a vida da gente! A princípio tudo correu normalmente, mas, subitamente, apareceu uma mensagem pedindo para colocar um tal de "DVD Null", vai lá saber do que se trata...



RESUMO: Instalação de software com drive remoto no MBA funciona perfeitamente desde que você não queira instalar nada da Microsoft. Não é à toa que suas ações continuam caindo na Bolsa enquanto as da Apple não param de subir! Acho que um dia, simplesmente, a Apple vai comprar a Microsoft e resolver todos esses problemas.

3 comentários:

Fabricio Guimaraes Souza disse...

Boa noite Cristovao. Comprei meu macbook air e o pacote office 2008 nos EUA ha cerca de 30 dias. Tentei fazer o download atraves do site da microsoft e depois ativar com as chaves de seguranca, mas tambem nao consigo. Tambem comprei o applecare (protection plan) e me garatiram que eu conseguiria utiliza-lo no Brasil. Ao tentar ativa-lo online descobri que o Brasil nao fornece esse tipo de suporte. Tem alguma sugestao?
Grato. Fabricio

Unknown disse...

Cristóvão, conseguiu resolver o problema de instalação do Office no Air? Se conseguiu, me explica, por favor?

Unknown disse...

Funciona mesmo, eu estava com essa dúvida sobre como instalar o DVD do iWork no MacBook Air através do MacBook Pro. Incrível como a Apple é superior... É até chato ficar falando, mas é a mais pura realidade.. Obrigada pela dica.