quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Palmeiras nos ensina uma lição...ou muitas!




Há muitos anos, quando comecei a estudar administração, um professor me disse que uma empresa é o reflexo de seu executivo maior. Ele me lembrou também que é muito difícil manter o sucesso, mesmo depois de alcança-lo. A tendência é, uma vez alcançado o sucesso, entrar-se na perigosa "zona de conforto". O Palmeiras parece exemplificar essas duas lições.

Primeiramente, manteve-se na liderança disparada do campeonato, tendo tido inclusive a possibilidade de sagrar-se campeão com antecipação. A vantagem era tão folgada que parece que deitaram nos louros, antes da hora. Aqui vem a primeira lição que nos dá: "Nenhum sucesso é definitivo, precisa ser retrabalhado a cada dia"

Depois, numa fantástica demonstração de "burrice" emocional, o respeitável Luiz Gonzaga Beluzzo, deu um verdadeiro espetáculo do que um líder não deve fazer: perder o controle, inclusive de si próprio. Violou o dito: "Você é senhor do que não diz e escravo do que diz".

Conversando antes do jogo eu dizia que esperava que os comandados seguissem o exemplo do líder. O exemplo do descontrole. Pois, a história nos mostra que quando o líder dá um mau exemplo, os comandados se perdem. Não deu outra, Mauricio e Obina protagonizaram um espetáculo lamentável, mas perfeitamente previsível, diante do exemplo do presidente do clube. Na minha opinião merecem punição exemplar. Um outro dirigente do Palmeiras, hoje pela manhã, informou que jamais os dois voltarão a jogar pelo Palmeiras...o clube volta a apresentar sinais de sanidade com essa decisão.

Espero que o STJD seja mais severo ainda e procure banir, esses dois lamentáveis personagens, pelo maior tempo possível do nosso futebol. Mais curioso é o fato de que o Obina nem jogador do Palmeiras é (pertence ao Flamengo e esta emprestado ao Palmeiras). Graças a Deus, o Obina provavelmente será punido suficientemente para não jogar no Flamengo do Andrade, que vem dando um exemplo do que um técnico equilibrado pode fazer de bem para um time.

Espero que esse episódio tenha encerrado essa fase lamentável do Palmeiras que deve procurar além de banir os dois jogadores, banir também o presidente e o técnico que tem sido totalmente omisso, por melhor que seja seu currículo passado.

Em contraponto, quero elogiar o maravilhoso exemplo de garra, e envolvimento dos jogadores do Fluminense. O que fizeram ontem no Maracanã, merece uma placa! E olha que eu sou rubro-negro, um pouco envergonhado pelo Obina pertencer ao Flamengo que, espero, o passe adiante o mais rapidamente possível...

Um comentário:

Doutrina Cristã disse...

é a pura verdade, sem botar e sem tirar...

toti seguindo

visite o meu.

nos vemos la?