quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Dicas para administrar o seu dinheiro


1- Se você tem dívidas, pague-as o mais rapidamente possível. Não deixe que elas se acumulem.

2- Se você usa cartão de crédito, pague sempre o total da conta. Os juros de financiamento do saldo devedor costumam ser muito altos.

3- Economize pelo menos uma pequena quantia todos os meses. Recomenda-se guardar, no mínimo, 10% da renda. Abra uma conta de poupança em um banco e transfira para ela mensalmente a quantia que decidir economizar. Assim você se habituará a não "contar" com esse dinheiro.

4- Crie uma reserva para emergências. Antes de pensar em aplicações de médio e longo prazo, você precisa contar com uma poupança que cubra, pelo menos, seis meses do seu orçamento.

5- Informe-se sobre investimentos financeiros. Leia sobre o assunto na internet ou em revistas e livros, faça cursos e participe de seminários. Assim você poderá tomar decisões ponderadas e objetivas.

6- Planeje as suas metas financeiras. Comece, o mais cedo possível, a contribuir para um fundo de investimentos ou um plano de previdência.

7- Controlar o seu dinheiro fazendo um orçamento e procurando respeitá-lo;

8- Nunca gaste mais do que ganha. Independentemente do valor do seu salário, se você gastar mais do que recebe, sempre estará devendo e nunca poderá economizar.

Nenhum comentário: