quarta-feira, 25 de novembro de 2009

O clima e o seu bolso


Durante muitos anos, recomendei meus clientes a comprarem terrenos em beira de praia. O motivo era simples: quem não gosta de praia? Além do mais, o litoral brasileiro é especial em termos de beleza. Litoral é uma oferta limitada e com o aumento da população os preços não poderiam deixar de aumentar. Lei da oferta e da procura.

De uns anos para cá, venho recomendando: venda litoral. Motivo: hoje os cientista já acreditam que dentro de uns 100 anos, grande parte do litoral de diversos países estará debaixo d'água. Claro que todo mundo ouve isso, mas entre acreditar e "sentir" há uma grande diferença. Na minha opinião, ainda nos próximos 10 a 15 anos, as pessoas vão ignorar essa informação na hora de tomarem decisões.

Eu já tomei a minha quando vendi o que tinha no Rio e vim para São Paulo. O que vai acontecer é que quando a ficha cair e as pessoas passarem a acreditar que dentro de 100 anos tudo vai ficar debaixo d'água, quem irá comprar uma casa na praia? Os investidores antecipam os acontecimentos e colocam suas expectativas no preço.

O que fazer então, se adoramos praia? Muito simples: alugue. Quando a ficha cair para a maioria da população, o preço dos imóveis vai despencar. Venho repetindo isso para os meus alunos há muito tempo.

Mas, hoje a Folha de SP publicou uma reportagem em que ela falava de alguns efeitos para o bolso das pessoas devido a mudanças no clima.

Concordo plenamente. Se você tem casa na praia, procure vendê-la nos próximos 10 anos, ou correr o risco de perder dinheiro, muito dinheiro...Olhe no recorte do jornal o tamanho das perdas em dinheiro...

Nenhum comentário: