segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Por que as ações da Apple caem?


- Apesar de a Apple anunciar a reformulação completa da sua linha de tocadores de música iPod, cortar em 200 dólares o preço do smartphone iPhone e revelar iniciativas para aumentar sua participação no mercado digital, a companhia registrou queda no preço de suas ações nesta quarta-feira (05/09).

Os papéis da companhia terminaram o pregão na Nasdaq cotadas em 136,7 dólares, queda de 5,13% sobre os 144,1 dólares da véspera. O resultado interrompe uma seqüência de quatro altas consecutivas, motivadas especialmente pelas especulações sobre qual seria o conteúdo do anúncio da companhia.

Uma das explicações para a queda do valor pode estar relacionada à reação do mercado frente ao reconhecimento da Apple de que talvez sua estratégia para o iPhone não esteja totalmente correta. A companhia reduziu o preço do modelo de 8 GB, por exemplo, de 599 dólares para 399 dólares, em um ato que pode indicar que inicialmente houve uma estimativa inflada sobre a aceitação do aparelho e de seu custo.

Outro indicador que pode ter refletido no desempenho da companhia no mercado nesta quarta-feira foi o rumor que circulou sobre a iniciativa da Sony de lançar um “desafiante” para o serviço de vídeos da Apple, o iTunes. A intenção da companhia, segundo publicado no The Wall Street Journal, é criar um serviço de vídeo que poderá reunir, de alguma maneira, PlayStation3, Playstation portátil, e a Bravia, televisão de alta definição.

Nenhum comentário: