quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Apple Ataca!


Pode ser que ele vire um peso de papel. Estiloso, caro e pouco útil, mas é isso o que a Apple sugeriu num comunicado que divulgou ontem. Os milhares de consumidores que compraram um celular da empresa e hoje falam em outras operadoras que não a americana AT&T podem ter uma grande surpresa quando for lançada a nova versão do firmware do iPhone, o software que controla o aparelho.

A Apple deu a entender que os telefones desbloqueados, seja por hardware ou software, podem ficar inutilizados com o novo firmware. É uma situação difícil para Steve Jobs e companhia. Por um lado, ele tem de honrar o acordo de exclusividade fechado com a AT&T nos Estados Unidos, a O2 no Reino Unidos e a T-Mobile na Alemanha. Essas operadoras estão pagando uma fortuna para dizer que têm o iPhone. Por outro, a Apple não perde rigorosamente nenhum centavo se milhões de outros consumidores, em partes remotas e desinteressantes do mundo como o Brasil, desbloquearem seu iPhone para usar em operadoras "menores" como TIM, Vivo, Oi, Claro etc.

Atualização: Via Digg, chega esse interessante episódio da biografia de Steve Jobs. Ele e Steve Wozniak, os dois fundadores da Apple, se divertiam criando um aparelhinho que hackeava a AT&T. Uma caixinha simples permitia aos dois fazer ligações para qualquer parte do mundo de graça.

E faltou dizer duas outras coisas. A primeira é que a atualização do software do iPhone não é automática. O usuário é avisado e tem a opção de fazê-la ou não. Ou seja, o único risco que se corre ao não mudar o firmware é ficar sem alguma nova função. Outra, ainda mais certeira, é que os hackers não vão demorar muito para desbloquear esse novo software.

Nenhum comentário: