quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Black Hole Magnético criado em laboratório


Pela primeira vez um Black Hole eletromagnético foi criado em laboratório. Esse tipo de black hole suga toda radiação de microondas ao seu redor. Esse aparelho trabalha em freqüências de microondas apenas, mas espera-se poder estender o seu funcionamento para aprisionar a luz visível, permitindo uma nova maneira de captar energia solar para gerar eletricidade.
O projeto teórico de um black hole com essa finalidade foi proposto pela primeira vez por Evgenii Narimanov e Alexander Kildishev da Purdue University em West Lafayette, Indiana. A idéia é imitar as propriedades de um black hole do cosmo que deforma o espaço-tempo ao seu redor usando a sua imensa gravidade de forma a sugar toda luz e matéria em sua direção.
Narimanov e Kildishev argumentaram que seria possível construir um equipamento que fizesse a luz se curvar em direção ao seu centro de uma forma análoga. Eles calcularam que isso poderia ser feito por uma estrutura cilíndrica com um núcleo central cercado por uma casca de anéis concentricos. Agora isso foi feito, por enquanto apenas para radiação de microondas.

Nenhum comentário: