sexta-feira, 27 de junho de 2008

Advogado Brilhante, mas...


Advogar exige raciocínio rápido e inteligência... Na Inglaterra um réu
estava sendo julgado por assassinato. Havia evidências quase
indiscutíveis sobre a sua culpa, mas o cadáver não aparecera. Quase ao
final da sua sustentação oral, o advogado, temeroso de que seu cliente
fosse condenado, recorreu a um truque:- "Senhoras e senhores do júri,
senhor Juiz, eu tenho uma surpresa para todos", disse o advogado,
olhando para o seu relógio. "Dentro de dois minutos, a pessoa que aqui
se presume assassinada, vai entrar na sala deste Tribunal." E olhou
para a porta.

Os jurados, surpresos, também ansiosos, ficaram olhando para a porta.
Decorreram-se dois longos minutos e nada aconteceu. O advogado, então,
completou:- "Realmente, eu falei e todos vocês olharam para porta com
a expectativa de ver a suposta vítima. Portanto, ficou claro que todos
têm dúvida neste caso, se alguém realmente foi morto. Por isso insisto
para que vocês considerem o meu cliente inocente".

Os jurados, visivelmente surpresos, retiraram-se para a decisão final.
Alguns minutos depois, o júri voltou e pronunciou o veredicto:
-"Culpado!"

-"Mas como?" perguntou o advogado... "Eu vi todos vocês olharem
fixamente para a porta, é por se concluir que estavam em dúvida! Como
condenar na dúvida?"

E o juiz esclareceu:- "Sim, todos nós olhamos para a porta, menos o
seu cliente..."


MORAL DA HISTÓRIA: NÃO ADIANTA SER UM BOM ADVOGADO SE O CLIENTE FOR BURRO...

Um comentário:

Anônimo disse...

Prezado Professor Cristovão,

boa tarde!

Por indicação do Elerson vi que o senhor adicionou meu blog na sua seção de IFRS, gostaria de agradecer a confiança e a força, estou pesquisando bastante sobre o tema e tenha a intenção de usar boa parte do material para talvez um trabalho de encerramento de pós graduação na área de gestão tributária que pretendo inciar em Agosto, ficaria muito feliz com sua analise, comentários, criticas e correções a respeito do blog.

Quanto ao texto do advogado, sem dúvida, não basta ser um bom advogado se o cliente não colabora, mas podemos aplicar a qualquer área, se o cliente não colabora.....