terça-feira, 7 de outubro de 2008

De Djavan a John Wayne



Sobre Djavan

Meus amigos, acabei de receber um e-mail dizendo que a estória sobre o Djavan seria falsa. Ao final deste e-mail, publico o e-mail recebido da nossa leitora Andréia Almeida. Quero, desde já, agradecer a ela pelo cuidado da investigação, mas isso levanta uma questão curiosa que me ocorreu, de um filme que há muito assisti:

O filme " O Homem que matou o facínora" com John Wayne, discute essa questão desde a década de 60. Lá o protagonista vira Senador por ter se tornado herói que, supostamente, matou um bandido que aterrorizava a cidade. No final do filme, um jornalista descobre a verdade: durante o duelo, vendo que o futuro Senador seria morto, um amigo se esconde em uma rua (John Wayne) e atira no facínora. O jornalista, empolgado com a descoberta da verdade, leva o "furo" para o editor que se recusa a publicar a verdade dizendo a frase que ficou famosa: "Quando o mito supera a realidade, publica-se o mito"

O filme vale a pena, apesar de ser um faroeste em preto e branco, datado de 1965. A direção é do estupendo John Ford com três fantásticos atores: John Wayne (quem realmente matou o facínora); o que se torna Senador, James Stewart; e o facínora, maravilhosamente caracterizado por Lee Marvin no papel do bandido Liberty Valance.

O e-mail recebido:

Apesar da história fazer sentido e da música ser bonita, parece que o email não procede. Então gostaria de recomendar que façam uma pesquisa antes de reencaminhar a mensagem. (Eu não fiz!)
Por enquanto achei esse link onde dizem que estraram em contato com a acessoria de imprensa o Djavan, eles negaram a veracidade do email:

http://www.mundogump.com.br/flor-de-lis-a-morte-da-esposa-e-filha-de-djavan-e-hoax/

Como a Internet é cheia de verdades e mentiras maravilhosas, também não sei se este link expressa a verdade...mas, o filme é ótimo!!!

Nenhum comentário: