terça-feira, 27 de abril de 2010

Exercício e perda de peso


Fonte: artigo do The New York Times: Weighing the Evidence on Exercise

Uma associação comum feita pela maioria das pessoas é de que para emagrecer precisam imediatamente entrarem em um programa de exercícios. A idéia parece simples: você vai gastar mais calorias do que vai ingerir. Mas, a ciência - e já observei isso também - vem mostrando que a coisa não acontece bem assim.

Embora eu não esteja muito acima do meu peso ideal - se tomarmos o peso ideal como sendo o limite de 25 para o índice de massa corporal - venho lutando freqüentemente com a tendência de ver meu peso aumentado. Claro que, ao longo dos anos, tenho tentado de tudo, me tornando um verdadeiro laboratório de experimentos comigo mesmo. Talvez a diferença para a maioria das pessoas, seja o fato de que eu registro tudo e depois analiso o que venho fazendo. Foi assim que descobri que se eu iniciar uma forte atividade física para tentar emagrecer, eu não vou conseguir emagrecer, por mais que eu tente! Não vou engordar tão pouco.

A ciência explica: o exercício altera dramaticamente a maneira com que o seu corpo trabalha o metabolismo. A grande descoberta é que o exercício produz hormônios geradores da fome de maneira a preservar a tendência do corpo em manter seu estado atual. Em resumo, se o gordo começa a se exercitar vigorosamente o corpo fará de tudo para preservar a gordura que ele já detém.

Qual a solução, então? Primeiramente, você precisa mudar a dieta para efetivamente ingerir menos calorias do que está gastando normalmente. Essa matemática simples pode ajudá-lo a rapidamente emagrecer. Quando atingir o seu peso ideal, exercícios mais intensos que os que está acostumado o ajudarão a manter esse novo peso.

Por outro lado, uma dieta, por melhor que seja associada a um estado de total sedentarismo vai dificultar tremendamente a perda de peso. Portanto, inicie sua dieta e mantenha-se em movimento fazendo, por exemplo, pequenas caminhadas. Isto é, procure se mexer apenas ligeiramente a mais do que está habituado. Isso vai ajudá-lo a perder peso mais rapidamente.

A ciência reconhece que ainda há muito a aprender sobre a relação entre exercício e emagrecimento. A má notícia vai para as mulheres, pois os cientistas detetaram que o corpo feminino tende a preservar mais o peso, e até a aumentá-lo, como uma forma de reposição de energias para a reprodução. Ou seja, essa obsessão doentia das mulheres com a balança tem uma base científica.

Nenhum comentário: