quinta-feira, 2 de abril de 2009

iPhone: Chega de desbloqueios e "Jailbreaks"


Um amigo me mandou perguntar se acho vantagem ir até a Argentina para trazer de lá um iPhone e desbloquear aqui. Veja minha resposta.

Na minha opinião não é uma boa. Explico abaixo os motivos.

1-Se você compra fora do Brasil terá de desbloquear, o que permitirá que você use um chip de uma operadora diferente. A cada atualização do sistema operacional (e breve teremos uma grande passando da versão 2.2.1 para a versão 3.0.0) será necessário um novo desbloqueio. O mesmo acontece com o "jailbreak", que permite que utilizemos outras lojas de aplicativos que não a iTunes Store.

2-Passei por isso umas duas vezes e cheguei à conclusão que o trabalho e preocupação não valeram a pena, questão de custo/benefício;

3-No Brasil, por lei, a operadora é obrigada a desbloquear (desbloqueio oficial feito pela própria Apple e que permanece mesmo com o upgrade dos sistemas operacionais). Foi assim, que logo após comprar o meu iPhone da Claro, solicitei o desbloqueio e agora o uso com um chip da TIM, mas como foi um desbloqueio oficial da Apple tenho feito os upgrades sem problemas. Meu filho, ficou com o meu primeiro iPhone que foi comprado nos Estados Unidos. Por isso, ele está com uma versão do software mais antiga que a minha, com uma série de desvantagens. Também anda meio cansado de toda hora ter de ficar re-desbloqueando o aparelho, sem contar que os desbloqueios para novos updates do sistema operacional não ficam imediatamente disponíveis;

4-O que muitos ainda não perceberam é que o iPhone não é um celular, é um computador de bolso. E a questão central em todo computador é software e não hardware;

5-Eu paguei caro o meu iPhone de 16Gb comprado na Claro (R$2.200,00) por ter solicitado o plano mais barato. Na época a TIM não tinha iPhone, ainda. E o meu número ainda não estava disponível para portabilidade. Mesmo assim, cheguei à conclusão que a economia que o iPhone traz compensa demais o preço que se paga por ele. Apenas três exemplos (há muitos mais):

- coloquei uma HP-12C nele que me custou na iTunes Store US$1,50 (R$3,60) economizei o preço de uma HP: R$300,00;
-coloquei o aplicativo do Skype que me economizou o preço de um Skype Phone: R$200,00;
-ainda com o aplicativo do Skype, falo agora para todo o Brasil muitas vezes de graça se o meu intelocutor estiver no Skype ou usando o Skype Out com tarifas menos da metade do que pago no meu Netfone que já é bem barato;

6-Portanto, acho que o mais simples e prático é procurar comprar o iPhone mais barato de 16Gb nas nossas operadoras e poder atualizar com um simples clique sempre que a Apple traz novidades;

7-Acrescente-se o fato de que os aplicativos da iTunes Store são incrivelmente baratos.

Claro que há quem pense de maneira diferente.

Cristóvão

Nenhum comentário: