sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Como tornar o Twitter realmente útil


Como tornar o Twitter realmente útil

Por Fernando Souza Filho

O Twitter é narcisista, mas enviar mensagens extremamente curtas, com 140 caracteres, pode ser mais útil do que você imagina. A natureza casual e instantânea do serviço possibilita que ele seja a solução para pequenos problemas, mas a maioria das pessoas nem se dá conta de que o Twitter pode de fato servir para algo realmente útil. Veja alguma de suas utilidades práticas:

Acompanhe as notícias

De uma forma geral, a internet é a maior fonte de notícias do mundo. E o Twitter pode ser uma boa ferramenta para você se manter atualizado sobre algum assunto específico. A CNN, por exemplo, coloca links para suas principais manchetes do dia, mas os fãs do Twitter preferem um resumo de uma linha de cada notícia.

SAC em 140 caracteres

Não faz muito sentido para uma empresa ter um serviço de atendimento ao consumidor através do Twitter. Será mesmo? Pois empresas como Starbucks e JetBlue já criaram um SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) que atende seus clientes através do Twitter. Se você quiser saber se alguma empresa tem um SAC no Twitter, entre no Google e digite no campo de buscas o seguinte: "[Nome da empresa] Twitter". Pronto, o resultado trará quais empresas atendem os clientes via Twitter.

Peça ajuda

Assim como em blogs e fóruns, o Twitter é um ótimo lugar para fazer perguntas sobre assuntos das quais você tem preguiça de pesquisar. É comum você encontrar gente no Twitter pedindo favores (“Alguém pode me ajudar a mudar de casa?”), coletando opiniões (“Bananas orgânicas são mais gostosas?”) ou sugestões (“Quanta RAM preciso para meu MacBook?”). Obviamente, as respostas são muito mais efetivas se você tem amigos que o “seguem” no Twitter.

Divulgue sua empresa

O Twitter não é o primeiro serviço que ajuda você a divulgar sua empresa, mas o imediatismo do serviço o torna uma ótima opção. Se você não abusar, pode ocasionalmente linkar um produto, serviço ou mesmo um texto que você escreveu. Mas use o bom senso, não exagere nos links.

Contatos com os amigos

Melhor do que entreter estranhos, o Twitter é uma boa ferramenta para manter seu círculo de amigos em contato próximo. Assim você sabe o que cada um está fazendo, quem está livre para um happy hour ou para sair em uma balada.

Encontre gente famosa

A maioria das pessoas não dá muita bola para o que seus seguidores escrevem no Twitter, mas tem gente famosa que faz isso, sim. É o caso de Brent Spiner (o tenente-andróide de Jornada nas Estrelas: A Nova Geração) e do comediante Stephen Fry.

Nenhum comentário: