terça-feira, 11 de agosto de 2009

Sabendo se comportar no trabalho


*Você sabe se comportar no trabalho?*

Patrícia Bispo

No convívio diário com os colegas de trabalho, é comum que as pessoas
sintam-se mais à vontade e em alguns casos até se esquecem de que estão em
um ambiente que "teoricamente" requer certa formalidade. O resultado é que
alguns profissionais levam o "costume de casa" para a empresa e isso pode
prejudicar a imagem do colaborador junto ao gestor e aos próprios pares.
Confira abaixo algumas dicas sobre etiqueta profissional que podem ser
adotadas por qualquer pessoa.

1. Porta aberta - Mesmo que você tenha proximidade com o colega de trabalho
e a porta da sala dele esteja entreaberta, não custa dar aquela "batidinha".

2. O telefone - Ao entrar na sala, se a pessoa estiver ao telefone volte e
espere alguns minutos. Pode ser que seu colega precise de um pouco de
privacidade naquele momento.

3. A ligação - Quando alguém estiver ao telefone, evite falar alto e próximo
à pessoa, pois do outro lado da linha pode estar até mesmo um cliente da
empresa.

4. O celular - Quando seu celular tocar, o ideal é atendê-lo fora da sala.
Lembre-se que toques altos e "exagerados" chamam a atenção.

5. Quebra do gelo - Expressões com: "Bom dia!", "Olá, tudo bem?", "Bom final
de semana!" são sempre bem-vindas e muitas vezes quebram o gelo do ambiente.

6. Uma conversa - No ambiente de trabalho é fundamental trocar ideias com os
colegas. Quando estiver em uma conversa, preste atenção, seja um bom ouvinte
e olhe diretamente para a pessoa. No momento oportuno, faça suas colocações,
mas não atropele o processo de comunicação de forma "bruta".

7. O pega-pega - Imagine a seguinte cena: você está na sua sala e um outro
funcionário chega. Ao falar, já pega em seus ombros, dá aquelas terríveis
"empurradinhas" como se estivesse em um campo de futebol. Não faça parte do
clube dos "pega-pega". Mantenha uma distância razoável e evite gesticular
exageradamente.

8. Qual é a música? - Para muitas pessoas, ouvir música é uma forma de
relaxar e há quem adore um som agradável enquanto trabalha. Usar o fone de
ouvido é perfeito para não incomodar os colegas.

9. Brincadeira tem hora - O ambiente de trabalho descontraído melhora o
astral de qualquer pessoa. No entanto, cuidado para não brincar com o colega
no momento errado. Se ele estiver muito concentrado em uma atividade, não o
interrompa para contar uma piada, por exemplo.

10. Lixo no lixo - Como é bom trabalhar em um local limpo. Mas, isso não
depende apenas do profissional responsável pela limpeza. Você precisa fazer
a sua parte. Bolinhas de papel devem ir para o lixo. Se você errou o alvo,
não custa pegar o papel e colocá-lo no cesto. Isso também vale para quem usa
o toalete.

Patrícia Bispo é formada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo,
pela Universidade Católica de Pernambuco/Unicap

Nenhum comentário: