quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

De um experiente investidor: Cesar Riccelli


Ceesar Riccelli comenta a postagem com a metodologia da Merryll Linch postada neste blog sob o título de "Ainda não é o momento de voltar à Bolsa !!"

Obrigado por seu e-mail que é interessante. Eu entretanto não invisto olhando sentimento de mercado ou sentimento de analistas. Não interessam também os preços/lucro do mercado e se em algum ponto as ações estavam muito valorizadas ou não. Eu faço análises individuais de cada ação e não me preocupo com o timing de entrar ou sair pois este ninguém acerta. Na análise individual, você verifica as vantagens competitivas de cada empresa, se esta vantagem é uma vantagem duradoura no tempo, se a companhia tem um bom management, verifica margens, cash flow e constância no pagamento de dividendos.

Feito isto você calcula o valor justo e só compra quando o mercado, seja lá por que motivo for estiver valorando a ação da empresa com um desconto em relação ao fair value. Se é uma empresa que você tem um grau de confiança muito alto você compra por exemplo com um desconto de 15-20%. Se o grau de confiança for menor ou o risco maior você deve comprar com descontos maiores: por exemplo 30-50%. E é isso. O momento atual é muito bom para compra porque você encontra muitas ações de excelente qualidade sendo negociadas a valores muito inferiores ao fair value e é isso que interessa. Se as suas premissas estiverem corretas, mesmo que no curto prazo a ação que você comprou caia mais 30%, você vai ter um elevado retorno no longo prazo.

Do estudo das recessões pode-se inferir que o mercado começa sempre a se valorizar antes que a economia real tenha se recuperado, mas nunca se sabe quando será exatamente este ponto. Portanto se uma ação de excelente qualidade está sendo vendida com um grande desconto, compre-a, ou pode-se perder uma excelente oportunidade. Quando o Merryl Linch diz que a metodologia dele evitou grandes perdas nos últimos meses esta é uma análise de curto prazo para apostadores e não investidores. Só realizou perdas, ou quem comprou as empresas erradas, ou quem vendeu ou foi obrigado a vender suas ações a preços que estão muito abaixo do fair value e que portanto não faz sentido vender mas sim comprar. Se alguém ficar vendendo e comprando frequentemente, tentando acertar o timing do mercado certamente terá custos de transação muito grandes e realizará grandes perdas.

Nenhum comentário: